Agrinho 2025 "Festejando a conexão campo-cidade" envolve professores e alunos na promoção de soluções sustentáveis
Professora Maria Genoveva Basso Oliveira, 4° ano A. Escola Municipal João Leonel Denck.
Os estudantes do quarto ano A da Escola João Leonel Denck, sob a orientação da professora Maria Genoveva Basso Oliveira participaram de atividades para conscientizar sobre importância da sustentabilidade. Essas ações também tiveram o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre a responsabilidade de todos na construção de um futuro mais sustentável, pensando nas gerações futuras.
A professora que trabalha na Jornada Ampliada da escola, ministrando a disciplina de Língua Portuguesa, abordou o tema de “sustentabilidade” com os alunos e trabalhou com o material disponibilizado pelo Programa Agrinho, o qual é uma iniciativa educacional do Sistema FAEP, que há 30 anos promove a conscientização sobre temas como cidadania, meio ambiente e ética nas escolas do Paraná.
Esse material foi disponível para todas as turmas da escola, onde os alunos por meio de leituras individuais e coletivas, além de pesquisas, desenhos, jogos e produções textuais puderam contribuir de maneira efetiva para o trabalho realizado, juntamente com as outras turmas, as quais também tiveram a oportunidade de desenvolver atividades diversas e formar ideias críticas e realistas do tema abordado por meio do material de apoio trabalhado.
Sendo assim, a professora iniciou a aula com uma roda de conversa na sala de aula questionando os alunos sobre o que eles entendiam pela termo “sustentabilidade” e o que essa palavra influenciava na vida das pessoas. Em seguida, a professora distribuiu para ao alunos um livrinho para que realizássemos a leitura silenciosa, conhecessem o material e depois iriamos fazer um debate, fazendo um levantamento dos principais assuntos abordados no material, como por exemplo: reciclagem, cuidados com o solo, economia de energia e de água potável, alimentação saudável, entre outros. Após essa conversa a professora explicou de maneira simples que o tema do Programa Agrinho deste ano é "Festejando a conexão campo-cidade", destacando a importância da interdependência entre os dois ambientes e fortalecendo os laços entre eles. O programa busca estimular a reflexão sobre sustentabilidade, cidadania e inovação, promovendo o desenvolvimento crítico dos estudantes.
Após essa conversa com os alunos, a professora realizou algumas atividades. Entre as atividades mais relevantes, realizamos uma produção textual abordando o tema sobre a sustentabilidade entre o campo e a cidade, em que os alunos produziram narrativas com personagens característicos que eram envolvidos em situações pertinentes a temática e que destacavam tanto a importância da cidade, quanto a do campo. Foi uma experiencia muito rica, pois eles puderam trocar informações a respeito do que achavam mais relevantes, pois na turma temos alunos que residem tanto na zona urbana, quanto na rural. Essa troca de experiencias, enriquece e fortalece os vínculos de amizade entre os alunos e faz com que eles troquem experiencias de como cuidar bem do nosso meio ambiente, do solo, da água e da natureza. Após a finalização da escrita, os alunos apresentaram suas produções para os colegas e para a professora destacando suas particularidades de forma coletiva.
Em seguida, a professora solicitou aos alunos que realizassem uma pesquisa em casa com seus familiares relatando sobre a questão debatida em sala de aula com a professora, sobre os cuidados que devemos ter com nosso meio ambiente, pensando na gerações futuras que ainda estão por vir e a importância desse cuidado, para ter um ambiente limpo e uma qualidade de vida muito boa. Em conversa, os alunos enfatizaram para a professora e para os colegas que em casa realizam tarefas importantes como a separação do lixo, a reciclagem e os cuidados com o solo, além de evitar o desperdício da água. Ao final da aula, os alunos compreenderam a importância da sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente, os quais são fundamentais para garantir a preservação da natureza, assegurando que as gerações futuras possam atender às suas necessidades.
Os estudantes do quarto ano A da Escola João Leonel Denck, sob a orientação da professora Maria Genoveva Basso Oliveira participaram de atividades para conscientizar sobre importância da sustentabilidade. Essas ações também tiveram o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre a responsabilidade de todos na construção de um futuro mais sustentável, pensando nas gerações futuras.
A professora que trabalha na Jornada Ampliada da escola, ministrando a disciplina de Língua Portuguesa, abordou o tema de “sustentabilidade” com os alunos e trabalhou com o material disponibilizado pelo Programa Agrinho, o qual é uma iniciativa educacional do Sistema FAEP, que há 30 anos promove a conscientização sobre temas como cidadania, meio ambiente e ética nas escolas do Paraná.
Esse material foi disponível para todas as turmas da escola, onde os alunos por meio de leituras individuais e coletivas, além de pesquisas, desenhos, jogos e produções textuais puderam contribuir de maneira efetiva para o trabalho realizado, juntamente com as outras turmas, as quais também tiveram a oportunidade de desenvolver atividades diversas e formar ideias críticas e realistas do tema abordado por meio do material de apoio trabalhado.
Sendo assim, a professora iniciou a aula com uma roda de conversa na sala de aula questionando os alunos sobre o que eles entendiam pela termo “sustentabilidade” e o que essa palavra influenciava na vida das pessoas. Em seguida, a professora distribuiu para ao alunos um livrinho para que realizássemos a leitura silenciosa, conhecessem o material e depois iriamos fazer um debate, fazendo um levantamento dos principais assuntos abordados no material, como por exemplo: reciclagem, cuidados com o solo, economia de energia e de água potável, alimentação saudável, entre outros. Após essa conversa a professora explicou de maneira simples que o tema do Programa Agrinho deste ano é "Festejando a conexão campo-cidade", destacando a importância da interdependência entre os dois ambientes e fortalecendo os laços entre eles. O programa busca estimular a reflexão sobre sustentabilidade, cidadania e inovação, promovendo o desenvolvimento crítico dos estudantes.
Após essa conversa com os alunos, a professora realizou algumas atividades. Entre as atividades mais relevantes, realizamos uma produção textual abordando o tema sobre a sustentabilidade entre o campo e a cidade, em que os alunos produziram narrativas com personagens característicos que eram envolvidos em situações pertinentes a temática e que destacavam tanto a importância da cidade, quanto a do campo. Foi uma experiencia muito rica, pois eles puderam trocar informações a respeito do que achavam mais relevantes, pois na turma temos alunos que residem tanto na zona urbana, quanto na rural. Essa troca de experiencias, enriquece e fortalece os vínculos de amizade entre os alunos e faz com que eles troquem experiencias de como cuidar bem do nosso meio ambiente, do solo, da água e da natureza. Após a finalização da escrita, os alunos apresentaram suas produções para os colegas e para a professora destacando suas particularidades de forma coletiva.
Em seguida, a professora solicitou aos alunos que realizassem uma pesquisa em casa com seus familiares relatando sobre a questão debatida em sala de aula com a professora, sobre os cuidados que devemos ter com nosso meio ambiente, pensando na gerações futuras que ainda estão por vir e a importância desse cuidado, para ter um ambiente limpo e uma qualidade de vida muito boa. Em conversa, os alunos enfatizaram para a professora e para os colegas que em casa realizam tarefas importantes como a separação do lixo, a reciclagem e os cuidados com o solo, além de evitar o desperdício da água. Ao final da aula, os alunos compreenderam a importância da sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente, os quais são fundamentais para garantir a preservação da natureza, assegurando que as gerações futuras possam atender às suas necessidades.
Comentários
Postar um comentário