POEMA: BRINCANDO COM PALAVRAS

AUTORA
Professora Nelzi Scheiffer, 5º anos A e B

Uma das formas mais eficazes para desenvolver a expressividade na leitura é a declamação de poemas.

Ao declamar um poema percebemos a musicalidade e a poesia que as palavras contém.

Na leitura de um poema, o aluno deduz o sentido das palavras, desenvolvendo, assim, sua aptidão para a interpretação de qualquer gênero de texto. Além disso, a criança descobre uma forma de entretenimento, que nada mais é que uma brincadeira do poeta com as palavras, estimulando a imaginação e a emoção do leitor.

Ao ler ou ouvir poemas, a criança descobre uma forma de entretenimento, pois pode brincar com as palavras, e sua emoção e imaginação são estimuladas. A poesia dá liberdade de usar as palavras como se elas tivessem vida. Também sente o ritmo e a sonoridade das palavras, como rimas, rápido ou devagar, alto ou baixo. Trabalha com as estrofes e versos de forma livre. Isso faz com que seus textos melhorem muito, na organização, coesão e na ideia que desejam exprimir.

Ao trabalhar a produção de textos poéticos, o professor deve levar em conta que o aluno escreve para que alguém declame ou ouça sua composição. Então é necessário que se faça a roda de leitura.

Em nossa turma, cada um fez a sua apresentação, declamando seu poema com o auxílio do microfone. Foi considerado, além da produção, a altura da voz, a entonação e a pronúncia das palavras.

Os alunos estavam muito interessados e curiosos para ouvir a composição dos colegas e aplaudiam bastante quando gostavam.

Foi um trabalho muito produtivo.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM CUIDA DE MIM

Aula de matemática com recurso pedagógico

Casa Ecosustentável