A arte de ler em público

AUTORAS
Professoras Samantha Sany Blum Freitas e Karine Kity Blum Pinheiro, dos 4º anos A e B

Depois de um longo período de isolamento social, houve um grande prejuízo pedagógico no desenvolvimento dos nossos alunos em várias áreas e principalmente na oratória. Por isso, neste ano os 4º anos da Escola Municipal João Leonel Denck estão desenvolvendo o projeto A arte de ler em público.

Neste projeto todo momento é hora de ler ou apresentar suas ideias. Os alunos são estimulados a ler e falar para toda a turma, com e sem microfone, em alguns momentos são gravados vídeos com a apresentação deles, em outros apenas apresentam para os colegas. São incentivados a expor sua opinião sobre os mais variados assuntos e à pesquisa.

A cada conquista o aluno será incentivado a aplicar novas técnicas de oratória, aprimorando assim sua arte de falar em público. Em alguns momentos fará apresentações individuais e em outros em grupo. Um instrumento muito importante a ser utilizado são as mídias para gravar as suas apresentações, depois os mesmos poderão assistir a si mesmos, anotar os pontos altos e os pontos baixos de sua própria apresentação, estabelecendo metas para aprimoramento.

Além de aprender a falar bem, um outro ponto importante que este trabalho aborda é a arte de ouvir bem, os alunos são incentivados a demonstrar profundo respeito aos colegas, reconhecendo que todos temos limitações, dificuldades que precisam e podem ser aprimoradas se houver a colaboração de todos. Que em uma sociedade os indivíduos aprendem juntos, portanto, cada um tem um papel fundamental no sucesso ou fracasso do outro. Por esta razão, cada aluno terá a responsabilidade de ajudar o colega em seus pontos positivos ajudando a aprimorá-los cada vez mais e em seus pontos fracos ajudando-o a vencer barreiras.

Como material de apoio a este projeto, os alunos terão como recurso, pesquisas nas edições digitais do Jornal da Manhã e explorando as editorias presentes no Portal aRede, além de livros, imagens da internet, acontecimentos na cidade, o próprio conteúdo das disciplinas estudadas em sala de aula, notícias televisivas e assuntos variados. Levando os alunos a explorar diferentes fontes de matéria, levando-os a raciocinar sobre a veracidade das informações, a desenvolver o hábito de utilizar fontes seguras e confiáveis de pesquisa. Ajudando a desenvolver o pensamento crítico pautado na busca pela verdade, analisando fatos, comparando acontecimentos, relacionando as histórias com comprovações científicas e reais.

Apenas com duas semanas de aula nota-se que tanto os alunos da turma da manhã quanto os da turma da tarde têm melhorado bastante quanto a timidez, postura, tom de voz e a consciência de que precisam aprender técnicas que os ajudarão a ler e se expressar melhor.

Este é um projeto que será trabalhado ao longo do ano letivo, com o objetivo de alcançar metas cada vez maiores, começamos lendo e falando no interior da sala de aula, passando a ir em outras salas apresentar para os alunos das outras turmas, depois no saguão da escola para todos os alunos, professores, diretora, pedagoga e funcionários da escola, chegando a apresentações públicas como praça, clube, teatro e... o mundo!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM CUIDA DE MIM

Aula de matemática com recurso pedagógico

Casa Ecosustentável