Sarau de Poemas

Professora Karine Kity Blum Pinheiro, 5º Ano B. Escola João Leonel Denck


Recentemente, os saraus literários voltaram a florescer em diversos espaços de nossa escola. Com essa inspiração e aproveitando o gosto pela brincadeira com palavras e rimas, a Professora Karine Kity Blum Pinheiro da Escola João Leonel Denck, trabalhou com os alunos do 5ºano B a experiência de aprendizagem cultural que reúne os alunos em rodas para ler e ouvir poesias.

A professora explicou aos alunos que a palavra sarau vem do latim seranus, que dá origem à palavra galega serao e, mais tarde, serão em português. Explicou também que, Sarau é um evento cultural em que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, histórias, música, teatro e artes plásticas.

Inicialmente foi estimulado os alunos a ler e/ou declamar os poemas selecionados por eles e foi refletido sobre porque escolheram determinado poema, o que sabem sobre o autor, o que acham do estilo do poema, a comparação com outros poemas ou estilos conhecidos pela turma até agora. Em seguida foi usada a estratégia para instigar a participação dos alunos, após a leitura, relembrando alguns trechos escolhidos pela professora ou o que chamou a atenção dos alunos, ressaltando alguns aspectos para além das atividades de analisar a forma do poema e levantar as características desse texto (estrofes, versos regulares, uso de metáforas e, com certa frequência, uso de rimas).

A proposta metodológica da professora foi o sabor de se deixar levar pelo texto poético, comentar, deliciar-se e escolher os que mais agradam a cada um. Essa é também uma possibilidade de se descobrir como leitor, entrando em contato com poemas de diferentes épocas e estilos, de forma livre e prazerosa.

Os alunos concluíram a proposta de trabalho escrevendo, recitando e dramatizando seus poemas para todos os alunos da escola também organizaram o cenário e o figurino para apresentação.

Segundo a professora o resultado foi bem interessante, apesar de ser um resgate a cultura antiga também trouxe um acolhimento e entrosamento da turma e fortalecimento dessa cultura de forma bem agradável, contribuindo também ao gosto pela leitura, a criatividade, desenvolvimento da sensibilidade estética e para formação do imaginário. Nos momentos de ensaio e recitação dos poemas pude perceber que foi uma atividade organizada e momentos de muita diversão.

Por fim, a professora conclui que a proposta cumpriu com seu objetivo, foi possível perceber que os alunos, até mesmo os mais tímidos conseguiram desenvolver a oralidade , com entonação, acentuação e ritmo e tudo isso de forma agradável.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM CUIDA DE MIM

Aula de matemática com recurso pedagógico

Casa Ecosustentável