Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas

Professora Nelzi Terezinha Scheiffer, 4º ano A e 4° ano B. Escola Municipal João Leonel Denck


Nesta aula, a professora Nelzi, abordou aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Foi trabalhado com a habilidade de experimentação. Os alunos discutiram sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade. Para isso fizeram os experimentos com diversos materiais que eles trouxeram de casa. O objetivo da aula foi perceber através dos experimentos que a “Mistura é a união de dois ou mais materiais” e podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.

A professora relembrou os alunos que “as misturas fazem parte do nosso cotidiano a todo instante, desde o ar que respiramos até os objetos que utilizamos nas tarefas diárias, nos alimentos, nos líquidos que ingerimos, inclusive na água, em que estão misturados diversos sais minerais e gases. Mistura é a junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas, sem que ocorra uma transformação química desses compostos. As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas.”

Ainda relembrou através de vídeos que Misturas homogêneas: apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos certa quantidade de sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase. Misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases, permitindo a distinção de seus componentes. Pode-se exemplificar essa modalidade de mistura ao adicionarmos em um copo água, óleo e areia. Nessa mistura, teremos como resultado uma mistura heterogênea com três fases. Disponível em: https://youtu.be/ZE5WX_xs1zo e https://youtu.be/qE0PWPlntVc?t=6 .

Na aula também foi relembrado a importância do Soro caseiro para combater a desidratação e repor a água e os sais minerais perdidos em vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo.

Para finalizar os alunos se reuniram em semicírculo e compartilharam suas opiniões sobre o tema e levantaram hipóteses sobre como podemos diferenciar pela observação os materiais que formam uma mistura.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folclore paranaense- Lenda da Araucária

QUEM CUIDA DE MIM

Aula de matemática com recurso pedagógico