Arte abstrata com sequência numérica

Professora Inês Lorete Canteri da Silva, 4º e 5º ano. Escola Municipal João Leonel Denck

A professora de Arte da Escola Municipal João Leonel Denck, Inês Lorete Canteri da Silva, trabalhou com as turmas de 4º e 5º ano da escola o conceito e as características da Arte Abstrata.

A professora relatou que a arte abstrata combina com linhas e formas de um mundo irreal e à primeira vista, o desenho abstrato pode parecer estranho aos olhos da observação, mas ali estão os resultados das ideias e das emoções do artista sobre determinado tema.

A origem da arte abstrata está intimamente relacionada com as vanguardas artísticas europeias do final do século XIX. Movimentos como o surrealismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e futurismo buscaram o rompimento como antigos valores estéticos.

Segundo a professora Kandisky, um dos maiores pintores do abstracionismo, o artista dizia que “um quadro abstrato é a representação de um estado de espírito e não a representação de objetos.”

Para ajudar na composição do trabalho dos alunos a professora passou vídeos que mostram exemplos de arte naturalista e realista e comparou com a arte abstrata. Assim os alunos compreenderam que a oposição à representação de imagens e objetos da realidade é a principal característica desse movimento.

A professora Lorete, pediu que os alunos fizessem uma margem no papel A4, para delimitar o espaço que seria usado, depois colocar pontos aleatoriamente neste espaço e numerar os pontos de 1 a 20. Depois os alunos teriam que ligar estes pontos e pintar o desenho formado.

Os alunos foram criativos em suas composições ficaram fabulosas, completou a Coordenadora Pedagógica da Escola a senhora Elediane.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folclore paranaense- Lenda da Araucária

QUEM CUIDA DE MIM

Aula de matemática com recurso pedagógico