Aula de matemática com recurso pedagógico

AUTORA
Coordenadora Elediane Lachinski Silva

Relato de Atividade desenvolvida na turma de 4º ano B, da professora Karine Kity Blum Pinheiro.

A partir do curso de Formação Continuada para professores do 4º e 5º ano e Sala de Apoio Pedagógico: Aprendizagem em Ação, cujo tema trabalhado foi o Currículo de Ipiranga e a Recomposição de Aprendizagem Pós Pandemia, a professora Karine Kity Blum Pinheiro, da Escola Municipal João Leonel Denck, aplicou uma das propostas do curso em sua turma de 4º ano, na referida escola.

O objetivo da aula foi ler escrever, comparar e ordenar números naturais pela compreensão das características do Sistema de Numeração Decimal e relacionar um número no Sistema de Numeração Decimal com sua decomposição nas ordens do sistema.

Para realizar a proposta a professora organizou as fichas sobrepostas para cada aluno que se trata de um conjunto de fichas que permitem escrever os números de 0 a 99 999. Os tamanhos de cada ordem são diferentes de modo que o aluno possa sobrepor perfeitamente uma na outra.

Primeiramente os alunos manusearam livremente as fichas. Em um segundo momento, aos alunos formaram alguns números.

Em seguida, a professora pediu aos alunos que representem vários números usando as fichas, como por exemplo, o número de alunos da sala, o número do endereço da escola, e outros que considerem significativos.

Por fim a professora propôs a escrita destes e outros números no quadro valor lugar, a fim de verificar se os alunos compreenderam sua decomposição nas ordens do sistema.

Para finalizar foi proposto um desafio em grupo para que os alunos elaborassem regras para formação de novos números.

A partir desta proposta a professora relatou que os alunos compreenderam o valor de cada algarismo que compõem os números, utilizando as ordens do sistema de numeração decimal e as fichas sobrepostas de modo bem mais fácil e rápido.

A escola ganha muito com a formação continuada dos professores em trabalho, pois a aplicabilidade dos conceitos aprendidos assegura a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM CUIDA DE MIM

HISTÓRIA DE ARACELI